sábado, 24 de dezembro de 2011

Mais de 300 consultórios de rua serão criados no país Crack:


 09/12/2011 - 13:49
Mais de 300 consultórios de rua serão criados no país Crack: a previsão é que a criação seja realizada até 2014
Meta do governo é de 308 consultórios de rua no país até 2014 (Foto: Agência Brasil)
Até 2014 as regiões do País que apresentam os maiores índices de consumo de crack vão receber 308 consultórios de rua para atender pessoas com dependência química.  A meta é acompanhar de perto as crianças, adolescentes e adultos que estejam envolvidos com o uso da droga. Para isso, os agentes de saúde vão conversar com esses usuários e levar informação para tentar convencer os dependentes a iniciar um tratamento. Cada consultório terá uma equipe móvel com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta a importância do projeto.
"É fundamental ter esse mecanismo para as situações de risco de vida. Com a medida de proteção à vida, por isso que o Ministério da Saúde vai financiar consultórios nas ruas, em parceria com os estados e municípios. Que essa avaliação para internação tem que ser feita por profissionais de saúde. Esses profissionais tem capacidade de avaliar individualmente as pessoas, avaliar o risco de vida daquela pessoa, oferecer o projeto de tratamento e colocarmos em unidades adequadas para o abrigamento, acolhimento, internação dessas pessoas. Essas regras são, tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos".
A iniciativa da criação dos 308 consultórios de rua para cuidar de dependentes químicos engloba ainda as internações involuntárias de usuários, monitoramento de cracolândias e a ampliação do horário de funcionamento dos CAPS, Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas. Os CAPS passam a funcionar 24 horas por dia.
Fonte: Ascom Ministério da Saúde   Infonet Saúde noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário